Foram encontrados 78 registros para a palavra: tocha olimpica

Revezamento da tocha olímpica acontece em Petrolina no próximo dia 26

A chama olímpica está no Brasil e Petrolina já vive a expectativa da passagem do fogo olímpico por suas ruas. No próximo dia 26, o símbolo maior das Olimpíadas chega à cidade e será conduzido por cerca de 100 cidadãos, num percurso de  aproximadamente 21km. Ao todo, 17 bairros recebem o revezamento da tocha, que será finalizado na orla, onde acontece o evento de celebração.

Os 17 pontos escolhidos para a passagem da chama, foram distribuídos entre o centro e periferia, percorrendo os bairros IPSEP, Jardim São Paulo, Cosme e Damião, João de Deus, Nova Vida I e II, Jardim Amazonas, Pedro Raimundo, Ouro Preto, Jardim Maravilha, Vila Mocó, Caminho do Sol, Areia Branca, Maria Auxiliadora, Colônia Imperial e São José.

Sendo a porta de entrada da tocha em solo pernambucano, Petrolina é uma das 82 cidades escolhidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para o revezamento. Para garantir que o evento aconteça de maneira segura, a Prefeitura instalou uma comissão municipal, responsável pela organização do trânsito, pela assistência médica ao longo do trajeto do percurso e pela escolha das atrações para celebração final.

Analisando a relação dos candidatos com o esporte, a comissão também foi responsável por indicar ao COB alguns nomes de cidadãos petrolinenses pra carregar a tocha olímpica pela cidade. Os escolhidos foram: Ivan Raimundo Pinheiro, ex-atleta da seleção brasileira de Handebol e ex-atleta olímpico; Maria Aparecida dos Santos, ex-atleta; Josualdo Coelho da Silva, Justino Pedro e Francisco Daniel, atletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA); Ramires Santana Coelho, atleta de xadrez; Inácio Rogério Granja, técnico da seleção petrolinense de Handebol e Cintia Emanuela Alencar da Silva, atleta de judô.

O primeiro atleta olímpico representante do Estado de Pernambuco, o petrolinense Ivan Raimundo, participou dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e Atlanta (1996). Hoje, ele atua como técnico esportivo em um clube da cidade e compara o sentimento de participar do revezamento em Petrolina com a emoção que sentiu ao participar dos jogos. "É um momento único. Assim como eu, minha família também está ansiosa. Acredito que Petrolina tem um grande celeiro de esportistas que podem chegar onde eu cheguei e com a passagem da tocha pela cidade vai ser possível incentivar novas pessoas para que se tornem grandes atletas", comenta.

As Olimpíadas de 2016 representam um momento singular no cenário esportivo mundial: é  a primeira vez que um país da América Latina sedia os jogos. O prefeito Júlio Lóssio mostra-se feliz com a escolha da cidade para a passagem da tocha e acredita que essa é uma oportunidade para que os petrolinenses façam parte desse momento histórico. "Saber que Petrolina faz parte desse roteiro é muito gratificante. Vamos aproveitar a passagem da tocha para estimular a prática esportiva, e incentivar nossos atletas”, declarou.

O CAMINHO DO FOGO OLÍMPICO

A tocha foi acesa no último dia 21 de abril, na cidade grega de Olímpia, na Grécia, e seguiu para Laussanne, na Suíça, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional. De lá, veio para o Brasil no dia 05 de maio, em Brasília, e passa por 329 cidades em todos os estados até chegar no Rio de Janeiro, quatro meses depois. Serão cerca de 90 dias de revezamento, 20 mil quilômetros percorridos, além de 10 mil milhas aéreas, com 12 mil condutores. O acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos será no dia 05 de agosto no Rio de Janeiro. ..

Definido o percurso da tocha olímpica Rio 2016 em Juazeiro

Na tarde desta quarta-feira (04), o Coordenador da Comissão Municipal de Revezamento, Samuel Morais, e o diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Vilmar Ferreira, apresentaram o percurso da tocha olímpica Rio 2016 em Juazeiro para as forças de segurança que irão atuar no evento. 

A chama olímpica chegou ao Brasil nesta terça-feira (03) e irá passar por mais de 300 municípios. Na Bahia, 26 cidades serão contempladas. A tocha estará em Juazeiro dia 26 de maio e percorrerá 6 km. O percurso irá iniciar em frente ao 3º Batalhão da Polícia Militar de Juazeiro e finalizará na Orla 2. ..

5° BPM PARTICIPA DE MAIS UMA REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA CHEGADA DA TOCHA OLÍMPICA EM PETROLINA

Registramos aqui, reunião que aconteceu ontem na sede da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal - PRF em Petrolina com as policias: PRF, 5° BPM/PE, 3° BPM/BA e órgãos: AMMPLA/PE e CSTT/BA. Essas instituições serão responsáveis pelo policiamento, isolamento e interdição das vias federais, estaduais e municipais, nos municípios de Juazeiro e Petrolina durante a passagem da "TOCHA OLÍMPICA". Veja foto:

..

FALTA POUCO PARA CHEGADA DA TOCHA OLÍMPICA EM BRASÍLIA

É grande o número de jornalistas presentes na Esplanada dos Ministérios em Brasília para cobertura da chegada da Tocha Olímpica na manhã desta terça-feira (03).

Também é intensa a movimentação de autoridades e populares com vistas a encontrar o melhor lugar para acompanhar a solenidade...

BLOG ACOMPANHA CHEGADA DA TOCHA OLÍMPICA EM BRASÍLIA

A Tocha Olímpica chega na manhã desta terça-feira (03), a Brasília-DF. A capital é a primeira cidade brasileira a receber o símbolo dos jogos Rio-2016. O revezamento está marcado para começar às 10h30, na Esplanada dos Ministérios, com término às 20h30, no mesmo local. Entre aqueles que vão conduzir a chama no percurso de 105 quilômetros, nas ruas da capital, estão a bicampeã olímpica Fabiana Claudino e o surfista Gabriel Medina. Os cantores Daniela Mercury e Diogo Nogueira vão cantar, ao fim do evento.

O Blog registrou os preparativos para recepção à Tocha Olímpica na Esplanada dos Ministérios...

Representantes do Exército visitam Sobradinho e discutem segurança na passagem da Tocha Olímpica

Comissão organizadora da passagem da Tocha Olímpica por Sobradinho, se reuniu hoje(27), com representantes do Exército Brasileiro para definir esquema de segurança no evento da passagem da Tocha Olímpica por Sobradinho, prevista para o dia 26 de maio.

O símbolo olímpico chegará por volta do meio dia e sairá da Avenida Alvorada( Posto Vitória), fazendo o percusso até o Porto de Chico Periquito. Serão montados pontos culturais no Posto Vitória(Avenida Alvorada), Academia da Cidade, Praça do Trabalhador, Praça Geraldo Silva e Porto de Chico Periquito, com apresentações de arte e esportivas. ..

Petrolina: Reunião discute logística para o revezamento da Tocha Olímpica

A comissão organizadora do revezamento da Tocha Olímpica em Petrolina, formada por membros da Prefeitura Municipal, se reuniu durante esta semana para definir, discutir e deliberar as ações necessárias para receber o evento, no dia 26 de maio. Além do revezamento da tocha, a cidade será sede também de um evento de celebração pelos Jogos Olímpicos que  acontecerão no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro em agosto. Das mais de 300 cidades que vão receber a chama olímpica, apenas 82 foram selecionadas para ter eventos festivos, Petrolina foi uma delas. 

O coordenador geral do comitê organizador e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), Geraldo Junior, conduziu a reunião que contou com a presença de membros de órgão municipais que estão envolvidos na logística e realização dos eventos. O encontro contou com as participações de representantes da SEPOG, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina – AMMPLA, SAMU, Ordem Pública e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Educação, Esportes e Cultura. ..

Sobradinho se prepara para receber a Tocha Olímpica

O evento da passagem da Tocha Olímpica por Sobradinho, previsa para o dia 26 de maio, por volta do meio dia, está mobilizando secretários e servidores que se dividiram em comissões para organizar a programação local de recepção do símbolo olímpico. A comissão organizadora é composta por representantes de todas as secretarias municipais que estarão envolvidas no evento, seguindo as normas do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.

As secretarias de Educação e de Turismo, Cultura e Esportes ficaram com a parte de ornamentação da cidade, que se vestirá com a arte das olimpíadas em todo percusso que a Tocha Olímpica irá fazer, ou seja da Avenida Alvorada ao Porto de Chico Periquito e com a programação cultural, que destacará elementos do folclore regional, valorizando os artistas locais nas diversas modalidades. ..

Alunos vencedores do concurso de redação "O Brasil e os Jogos Olímpicos" vão conduzir a Tocha em Sobradinho

Os alunos Camila Naine Costa de Souza e Vitor Emanuel Primo da Silva foram os vencedores, em primeiro e segundo lugares, respectivamente, do concurso de redação que teve como tema "O Brasil e os Jogos Olímpicos", uma ação do Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), com apoio da Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação.

Participaram do concurso os alunos matriculados no Ensino Fundamental II (6º ao 9º) do Ces - Centro Educacional de Sobradinho,  que foi selecionado para esta ação de envolvimento nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 com base nos indicadores relativos ao Ensino fundamental II, mediante resultados melhores no IDEB 2013 com relação às outras escolas do Sistema Municipal de Ensino (anos finais)...

Prefeitura divulga indicados para conduzir Tocha Olímpica

Em Petrolina os preparativos para receber a Tocha Olímpica, símbolo das Olimpíadas Rio 2016, estão a todo vapor. A comissão municipal responsável pela organização dos eventos de revezamento e celebração realizou, durante esta semana, inspeção ao longo do trajeto que os condutores irão percorrer e verificaram as instalações das unidades escolares que servirão como ponto de apoio durante o revezamento.

Composta pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior; o secretário-executivo de Esportes, Britto Junior, o coordenador de logística, Braulino Ferreira e a secretária-executiva, Helen Coelho a Comissão tem o papel de organizar, supervisionar e dar suporte a passagem da Tocha Olímpica por Petrolina, evento que acontece no dia 26 de maio. Foi de responsabilidade também da Comissão a seleção de 8 pessoas para conduzirem a Tocha. De acordo com o secretário Britto Junior, a escolha dos nomes oferecidos pela Prefeitura para o Comitê Olímpico priorizou a relação dos candidatos com o esporte. 

“Recebemos inúmeros currículos e avaliamos quais as pessoas que, de fato, tinham uma relação próxima com o esporte, afinal, as Olimpíadas é o maior evento esportivo do mundo e precisamos colocar pessoas que estejam dentro deste universo para nos representar”, revela Britto. Os selecionados pela Prefeitura foram: Ivan Raimundo Pinheiro, ex-atleta da seleção brasileira de Handebol e ex-atleta olímpico; Maria Aparecida dos Santos, ex-atleta; Josualdo Coelho da Silva, atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA); Ramires Santana Coelho, atleta de xadrez; Inácio Rogério Granja, técnico da seleção Petrolinense de Handebol e Cintia Emanuela Alencar da Silva, atleta de judô. Dois selecionados ainda devem completar a relação de condutores indicados pela Prefeitura.

Para a secretária-executiva da Comissão, Helen Coelho, os trabalhos em torno da passagem da Tocha Olímpica por Petrolina tem sido incansáveis. “Desde o primeiro momento estamos empenhados em realizar um evento digno do momento que Petrolina vai viver. É a primeira vez que um país da América do Sul recebe os Jogos Olímpicos, nossa cidade vai entrar pra história e isso merece toda nossa dedicação”, reforça Helen. ..

Roteiro de revezamento da Tocha Olímpica é divulgado em Petrolina

Petrolina já comemora ter sido uma das 82 cidades escolhidas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para sediar eventos de celebração pela passagem da Tocha Olímpica. No dia 26 de maio, o município pernambucano receberá o símbolo maior dos Jogos Olímpicos, que já percorreu centenas de cidades pelo mundo. Mais de cem petrolinenses terão a honra de participar de um momento histórico, quando pela primeira as Olimpíadas acontecerão em um país da América do Sul.

O comitê municipal para o revezamento da Tocha, sob coordenação do COB, traçou os 17 pontos da cidade,  distribuídos entre o centro, orla e periferia, por onde a Tocha passará. "A ideia é fazer uma integração entre os bairros mais carentes de Petrolina e outros pontos mais centrais, contemplando de maneira democrática grande parte da cidade", explica o prefeito Julio Lossio, acrescentando que o objetivo da gestão municipal é possibilitar que o maior número de petrolinenses participe do momento mais histórico da trajetória esportiva do país...

Cultura popular vai marcar evento de passagem da Tocha Olímpica por Sobradinho

Nesta terça-feira (5), a comissão de organização do evento que marcará a passagem da Tocha Olímpica por Sobradinho se reuniu com o objetivo de definir a programação festiva que irá receber o símbolo olímpico no dia 26 de maio. A comissão é composta por representantes de todas as secretarias municipais que estarão envolvidas no evento, seguindo as normas do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.

Ficou definida uma programação recheada de atividades esportivas e culturais, com elementos do folclore regional, valorizando os artistas locais nas diversas modalidades. A programação acontecerá durante todo o dia, envolvendo a comunidade. O Projeto Caatinga, desenvolvido pela Secretaria de Educação, anualmente, vai acontecer no dia do evento, reunindo alunos e professores de todas as escolas municipais que vão apresentar os trabalhos realizados sobre o tema caatinga na Praça Geraldo Silva. ..

Tocha Olímpica chega a Petrolina no dia 26 de maio

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 divulgou, o roteiro completo do revezamento da tocha olímpica no Brasil. A Tocha chega a Petrolina no dia 26 de maio e a comissão municipal responsável pela logística já está trabalhando em força tarefa para que o município receba o maior símbolo das olimpíadas em festa.

Os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Júnior, de Esportes, Brito Jr. e os membros Braulino Ferreira e Helen Coelho estiveram reunidos ontem (05) para definir os preparativos do evento esportivo que é um marco histórico no Brasil. "Estamos definindo os últimos preparativos da Festa Olímpica em Petrolina e na próxima segunda-feira (11/04) divulgaremos o roteiro por onde a Tocha Olímpica vai passar e toda a programação que a Prefeitura vai realizar, enquanto a Tocha estiver na cidade ", revelaram, acrescentando que no encerramento haverá uma celebração na Orla da cidade...

Sobradinho se prepara para receber a Tocha Olímpica

Depois da confirmação do roteiro completo do revezamento da tocha olímpica no Brasil, apresentado pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Sobradinho começa a se preparar para receber o símbolo olímpico, que estará no Estado da Bahia de 19 a 26 de maio, passando por 26 cidades. 

O símbolo olímpico entrará na cidade no dia 26 de maio, pela Avenida Alvorada, nas imediações do Posto Vitória. Segue  pela Avenida principal, com parada em frente ao prédio da prefeitura, onde acontecerá um evento de celebração que durará cerca de quinze minutos. Daí a tocha seguirá até o Porto Chico Periquito, ponto de saída para a rota fluvial, fazendo a eclusa pela Barragem de Sobradinho,  de onde parte para o município de Petrolina(PE).   ..

Confirmado: Tocha Olímpica chega a Juazeiro dia 26 de maio

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 confirmou o roteiro completo do revezamento da tocha olímpica no Brasil e ela estará no Estado da Bahia de 19 a 26 de maio, passando por 26 cidades, entre elas Juazeiro, onde a tocha chega no dia 26. Um dos condutores da tocha no município será o nadador e campeão da Copa Brasil 2015, Lourival Quirino. De acordo com o atleta, ele foi um dos primeiros a ser escolhido da região Norte da Bahia. O atleta juazeirense já foi campeão por cinco anos, das oito etapas que participou da Travessia Mar Grande Salvador, entre outras vitórias em competições aquáticas no país.

A tocha será acesa no dia 21 de abril, na cidade grega de Olímpia, e segue para Laussanne, na Suíça, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional, e de lá vai para o Brasil, onde chega no dia 5 de maio, em Brasília. Passará por 329 cidades em todos os estados até chegar no Rio de Janeiro, quatro meses depois. Serão cerca de 90 dias de revezamento, 20 mil quilômetros percorridos, além de 10 mil milhas aéreas, com 12 mil condutores...

Nadador Lourival Quirino conduzirá Tocha Olímpica em Juazeiro

Lourival Quirino ladeado por Gilberto Pacheco (Sup. Esportes) e Clériston Andrade (Sec. Educação e Esportes).

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 divulgou nesta quarta-feira (24), o roteiro completo do revezamento da tocha olímpica no Brasil. Ela estará no Estado da Bahia de 19 a 26 de maio, passando por 26 cidades, entre elas Juazeiro, onde a tocha chega no dia 26...

Roteiro da tocha olímpica na Bahia é divulgado. Juazeiro recebe a tocha dia 26 de maio

 
Entre 19 e 27 de maio, 27 cidades baianas, algumas delas localizadas nas regiões mais belas do estado, estarão no roteiro da Tocha Olímpica, que virá de Atenas, na Grécia, e desembarcará em Brasília. O início do revezamento no país será no dia 3 de maio e, até a chegada da chama ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos 2016, terão sido percorridas 329 cidades em 95 dias, mostrando a diversidade nacional. 
 
O governador Rui Costa destaca a importância do evento esportivo para a Bahia. "Mais uma vez, a Bahia e os baianos têm a oportunidade de mostrar ao mundo a capacidade para a realização de grandes eventos e a experiência adquirida com o Carnaval, maior festa a céu aberto do planeta, e também ao sediar as copas do Mundo e das Confederações". 
 
Mais de 20 mil quilômetros de estradas, além de 10 mil milhas aéreas, fazem parte do roteiro da tocha, que será carregada por 12 mil condutores, mudando de mãos a cada 200 metros. Para o governador, "ao mesmo tempo, vamos ter os olhos do mundo voltados para a nossa terra, para a nossa gente. E vamos poder também mostrar a hospitalidade e a capacidade de trabalho do baiano, que vai poder reforçar seu orçamento nas atividades de comércio e serviços necessárias durante o evento". O roteiro da chama olímpica no país foi divulgado nesta quarta-feira (24), em evento organizado pelo Comitê Rio 2016. Na ocasião, também foi divulgado o uniforme, com predomínio do branco, usado pela judoca olímpica Érika Miranda.
 
Belezas naturais e cidades estratégicas
 
No litoral, além da capital, estão contempladas cidades como Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, onde o Brasil foi descoberto, e locais como Morro de São Paulo, um dos cenários mais deslumbrantes da Bahia e cartão postal que circula o mundo inteiro.  No interior, cidades estratégicas, como Feira de Santana e Vitória da Conquista, estão garantidas no roteiro. Em Lençóis, haverá uma operação especial, com surpresa que ressalta as belezas da Chapada Diamantina. E, às margens do Rio São Francisco, Juazeiro e Paulo Afonso também vão receber a chama olímpica.  
 
As chamadas 'Cidades Celebração', onde a tocha pernoitará na Bahia, são Porto Seguro, Vitória da Conquista, Ilhéus, Valença, Salvador, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. Durante as Olimpíadas, Salvador vai receber três rodadas duplas de futebol masculino, duas rodadas duplas de futebol feminino, uma partida das quartas de final masculina e outra feminina. A seleção brasileira olímpica, que possivelmente terá a presença de Neymar, vai jogar na Arena Fonte Nova, no dia 10 de agosto, contra adversário ainda a ser definido. O sorteio das chaves está marcada para 14 de abril, no Rio de Janeiro. 
 
Roteiro das cidades baianas que receberão a tocha:

19/05/2016 – BA – Teixeira de Freitas, Itamaraju, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro
20/05/2016 – BA – Eunápolis, Itapetinga, Vitória da Conquista
21/05/2016 – BA – Itambé, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus
22/05/2016 – BA – Itacaré, Camamu, Ituberá, Cairu, Morro de São Paulo, Valença
23/05/2016 – BA – Lençóis, Chapada Diamantina
24/05/2016 – BA – Salvador
25/05/2016 – BA – Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Groso, Senhor do Bonfim
26/05/2016 – BA – Jaguarari, Juazeiro, Sobradinho
..

Força Nacional define detalhes de segurança da passagem da tocha olímpica por Jaguarari

Representantes da Força Nacional estiveram em Jaguarari para definir detalhes sobre a segurança durante a passagem da Tocha Olímpica Rio 2016 pelo município. Uma reunião foi realizada sábado (30/01) com membros da Força Nacional e a Comissão Organizadora do revezamento. A visita da Força Nacional teve o objetivo de conhecer o trajeto do revezamento da tocha, que passará por diversas ruas da cidade. Os militares realizaram também o reconhecimento do trajeto com a identificação dos principais pontos estratégicos para a segurança do evento, além de verificar a presença de empecilhos pelo caminho, como árvores e placas.

O Secretário de Educação, José Antônio, colocou as estruturas públicas à disposição e reforçou a importância de um evento deste porte para a cidade. "A passagem da Tocha Olímpica por Jaguarari deixará um grande legado cultural para a sociedade. Estamos empenhados em realizar uma grande festa, levando aos Jaguararienses os ideais olímpicos de respeito, amizade e excelência. Serão momentos marcantes, que farão a comunidade se sentir parte das Olimpíadas", destaca o Secretário...